Na última quarta-feira (10/03) aprovamos na Câmara Municipal de Niterói, uma mensagem do Executivo para minimizar cada vez mais os efeitos da doença em nosso município e avançar ainda mais com a vacinação de toda a população.

A cidade de Niterói vem adotando uma série de medidas para enfrentamento da epidemia, seja na área da saúde, reforçando o isolamento social como forma de combater o rápido crescimento do número de casos, o que poderia gerar colapso da rede de saúde, seja por meio de medidas de apoio financeiro aos cidadãos e empresas prejudicados pelo isolamento. Diversas medidas de restrição de circulação de pessoas e fechamento de estabelecimentos foram tomadas pelo Município desde o início da pandemia.

Observando este cenário, votamos e aprovamos a prorrogação das medidas socioeconômicas – Busca Ativa, Renda Básica Temporária, Cestas Básicas, Auxílio Financeiro Temporário aos Microempreendedores Individuais, Empresa Cidadã e concessão do auxílio emergencial aos permissionários do serviço de táxi e seus auxiliares, bem como aos prestadores de serviço de transporte escolar, por quatro meses, até julho, o que permitirá ao município a manutenção de empregos, evitando fechamento de postos de trabalho, favorecendo aproximadamente 72 mil pessoas.

“A nossa cidade trabalhou muito para implantar medidas eficazes contra a Covid-19 e atender toda a população no âmbito econômico e social. Os munícipes não podem ficar desamparados diante de tamanha crise e, por isso, votamos a prorrogação dos benefícios sociais emergenciais por mais quatro meses”, contou o vereador Renato Cariello (PDT).

Além da prorrogação nas medidas socioeconômicas, foi aprovado o ingresso da cidade de Niterói ao Consórcio formado por mais de 1.700 municípios a fim de garantir a compra do imunizante e contribuir para agilizar o atendimento à população niteroiense.

“Mesmo com a imunização em andamento, ainda existem riscos. Portanto, precisamos redobrar os cuidados e seguir as orientações das autoridades sanitárias, com o distanciamento, o uso de máscara e álcool gel, além de manter os hábitos de higiene amplamente defendidos e que ajudam na prevenção. A participação de Niterói neste consórcio permitirá que a cidade possa imunizar sua população o quanto antes, devolvendo a sensação do antigo normal”, frisou Cariello.

O prefeito Axel Grael falou da importância da participação de Niterói no consórcio para compra de vacinas.

“Estamos buscando, de todas as formas possíveis, a compra de vacinas. Não descansaremos enquanto os niteroienses não estiverem protegidos. Mas, não venceremos essa guerra sozinhos. Precisamos da contribuição de todos. Mantenham o maior nível de distanciamento possível, usem máscara e intensifiquem a higienização das mãos. Juntos, vamos passar por este que é o maior desafio da nossa geração”, reforçou o prefeito.