Os dados de criminalidade referente aos primeiros cinco meses de 2021, divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), comparados com o mesmo período de 2013, mostram que a cidade de Niterói apresentou redução nos indicadores estratégicos de segurança. Essa diminuição vai de encontro aos investimentos aplicados em nossa cidade, mantendo programas como o Proeis e o Niterói Presente. Além disso, outro fator que tem contribuído muito é a integração entre as forças de segurança.
De acordo com o ISP, na comparação realizada nos cinco primeiros meses de 2013 com o mesmo período de 2021, os casos de Roubo de Rua na cidade de Niterói apresentaram redução de 57,4%, em 2013 foram 1.535 contra 653 deste ano. Quando falamos em Roubo de Veículos a redução foi de 54.7%, em 2013 foram 546 casos e este ano 247. Os casos de Letalidade Violenta apresentaram redução de 23.3%, passando de 60 em 2013 para 46 em 2021.
“Nossa avaliação é bastante positiva. Observamos as regiões onde foram implementadas as parcerias e realmente comprovamos uma grande redução de diversos indicadores de criminalidade. Redução de indicadores tão necessária nos dias atuais, visto que, recentemente em uma publicação do portal globo.com, um relatório mostrou que confrontos entre traficantes e facções criminosas colocaram o Brasil mais uma vez em patamares preocupantes no ranking que mede a paz no mundo”, pontuou o vereador Renato Cariello, responsável pela apresentação dos projetos de segurança na cidade de Niterói.
Outro ponto que também foi fundamental para a redução é a parceria desenvolvida entre as forças de segurança da cidade. Para o comandante do 12ºBPM (Niterói), coronel Sylvio Guerra, as outras cidades precisam seguir o exemplo de Niterói.
“Segurança Pública não se faz do dia pra noite. São quase três anos a frente do Batalhão de Niterói e destaco aqui a integração das forças. Não há disputa por vaidades e sim uma luta para construir uma cidade cada vez mais segura. Os outros municípios poderiam fazer um intercâmbio aqui, passando mais de um mês para acompanhar como é nosso planejamento”, falou.
Outros fatores
Renato Cariello também falou da importância da ampliação das parcerias e da criação de programas voltados para Segurança Pública, sem esquecer outros fatores.
“Temos um exemplo claro em Niterói, onde participei da construção da parceria para chegada do Proeis, da criação do Niterói Presente, além da implantação do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e da modernização da Guarda Municipal. Precisamos atuar cada vez mais no campo da segurança, concomitante com educação e geração de empregos. Dar oportunidades a nossa população a uma educação de qualidade, capacitação e qualificação da mão de obra e adequar, treinar e equipar nossas forças de segurança para que tenham condições de manter a segurança de todos”, finalizou.