A cidade de Niterói enfrenta um grave problema com furtos de equipamentos que colocam em xeque a prestação de serviços para a população. Diariamente são registrados crimes referentes a subtração de cabos elétricos, de telefonia e de Internet, hidrômetros, tampas de bueiros e bocas de lobo, entre outros.

Observando estas questões, o vereador Renato Cariello esteve reunido com o delegado titular da 76ª (Centro), Dr. Luís Henrique, para solicitar ações que pudessem minimizar os impactos destes crimes. Na manhã desta sexta-feira (02), uma grande operação envolvendo a Polícia Civil, por meio da 76 DP; a Coordenadoria de Ações Táticas, Coordenadoria de Trânsito e Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Civil Municipal de Niterói; Secretaria de Ordem Pública (SEOP); Secrataria Municipal de Meio Ambiente; Companhia de Limpeza Urbana (CLIN) e as Concessionárias de Serviços Públicos Enel e Águas de Niterói, foi deflagrada na cidade de Niterói. 

“O resultado destes furtos é o comprometimento dos serviços prestados pela prefeitura e pelas concessionárias que atuam em nossa cidade. Esta ação desencadeada pelo Dr. Luís Henrique, com apoio dos demais órgãos e concessionárias é fundamental e extremamente necessária. Em nome da população Niteroiense, deixo aqui meu agradecimento a todos os envolvidos”, disse o vereador Renato Cariello, Vice-Presidente da Comissão de Segurança Pública e Controle Urbano da Câmara de Niterói.

Objetivo – O objetivo da ação foi coibir a receptação de cabos elétricos, de telefonia e de Internet, hidrômetros, tampas de bueiros e bocas de lobo, entre outros, que estão sendo furtados com frequência nas ruas de Niterói e tem prejudicado a rotina dos donos de estabelecimentos comerciais e moradores da cidade, causando ainda grande prejuízo à prefeitura e às concessionárias de serviços públicos.

De acordo com levantamentos estatísticos, grande parte desses furtos são cometidos por moradores de rua. Essa prática afeta principalmente a gestão de serviços operacionais da Prefeitura de Niterói e das Concessionárias de Serviços Públicos de fornecimento de energia elétrica, água potável, telefonia e Internet, que rotineiramente desviam suas equipes de atendimentos programados para a execução de serviços emergenciais, o que afeta diretamente na prestação de serviços à população.

Vale Ressaltar que, segundo levantamento da Secretaria de Conservação de Niterói (Seconser), nos últimos 3 meses mais de 150 ralos de ferro e mais de 700 hidrômetros foram furtados.

Além da busca por materiais furtados, as equipes verificaram os alvarás de funcionamento dos estabelecimentos, ligações clandestinas de energia elétrica e água potável e o cumprimento das leis de proteção ao meio ambiente.

Veja o vídeo de um furto praticado em Niterói