O Estado do Rio de Janeiro abriu 17.610 novos postos de trabalho formais, no mês de maio. Esse é o quarto resultado positivo consecutivo e o melhor desempenho desde novembro, de acordo com a plataforma Retratos Regionais, da Firjan.

O levantamento também mostra que os municípios do Leste Metropolitano (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Tanguá e Rio Bonito) geraram saldo positivo de 3.849 vagas de empregos entre janeiro e maio de 2021 nos quatro setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária). 

A avaliação é mais robusta quando observado os últimos 12 meses, passando para 10.293 vagas. Maricá (+1.629) e Niterói (+1.326) são os municípios com os melhores desempenhos em 2021 nestas áreas agregadas.

Os primeiros meses da pandemia impactaram o mercado de trabalho nacional e fluminense, período que as empresas precisaram se adaptar aos novos protocolos de funcionamento e às restrições impostas pelas autoridades. O Estado do Rio fechou, entre março e julho de 2020, mais de 191 mil vagas com carteira assinada. Os novos resultados mostram que a geração de empregos, de forma consecutiva, reflete a retomada econômica do Estado do Rio. Estamos observando um equilíbrio no tocante a superação da pandemia e o desenvolvimento socioeconômico. Hoje, 6 em cada 10 postos de trabalho com carteira assinada fechados nos primeiros meses da pandemia já foram reabertos”, disse Renato Cariello.