A Câmara Municipal de Niterói irá buscar o diálogo com o governo do Estado para que haja a renovação do contrato com o Programa Niterói Presente e o restabelecimento do efetivo policial nas delegacias do município. Inicialmente a Secretaria de Estado de Governo (Segov) teria atrasado a redação final do contrato de renovação deixando a cidade com um efetivo reduzido em relação ao programa e nas distritais.

“Se for preciso vamos ao Palácio Guanabara pleitear a aceleração da renovação. Não podemos retroceder e deixar a violência retornar ao patamar de 2012 quando a nossa população vivia amedrontada. Hoje o Niterói Presente e o Proeis são realidades e auxiliam as demais forças de segurança no combate à criminalidade”, disse Renato Cariello, vice-presidente da comissão de Segurança da Câmara Municipal de Niterói.

Mesmo como o atraso na documentação, 90% do efetivo segue patrulhando a cidade através do vínculo com outro programa, o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que é pago pela prefeitura de Niterói.