Não é de hoje que os alagamentos ocasionados pelas fortes chuvas estão entre as maiores dores de cabeça dos moradores dos bairros da Engenhoca e do Barreto. Esse problema pode estar com os dias contados, já que a prefeitura de Niterói publicou, no último dia 31 de dezembro, a ordem de início para realização das obras de macrodrenagem e microdrenagem que irá beneficiar os dois bairros da Zona Norte de Niterói.
Segundo o projeto, a captação das águas das chuvas ocorrerá com a implantação de grandes galerias que serão implantadas na Rua José Vicente Sobrinho e na Rua General Castrioto, até seu despejo na Baía de Guanabara. Além disso, os bairros do Barreto e Leopoldina receberão obras de drenagens que estarão interligadas a esta grande rede. A obra tem previsão de entrega de dois anos.
Para o comerciante, Francisco Gonçalves, 68 anos, a expectativa é grande para que os problemas com enchentes cheguem ao fim.
“A Engenhoca é um lugar maravilhoso para morar, temos esse problema causado pelas fortes chuvas. Hoje, uma chuva de 5 minutos já provoca alagamento. A obra traz uma esperança pra gente, uma expectativa de viver em um local onde não tenhamos medo a cada temporal, medo de perder tudo o que conquistamos”, falou.
De acordo com o vereador Renato Cariello, autor da solicitação para realização da macrodrenagem, essa obra deve resolver o problema das enchentes na região.
“É uma obra de grande porte e acredito que a população não precisará esperar os dois anos para ver melhorias. Conforme as etapas da obra foram sendo concluídas já será possível ver melhora. Serão implantadas grandes galerias para captação das águas vindas dos maciços dos morros da Engenhoca e Barreto. Além disso, a macrodrenagem irá receber as águas da Leopoldina, melhorando as condições da Rua General Castrioto e ruas secundárias do Barreto, como a Rua Galvão. É sem dúvida a obra mais importante para Zona Norte”, disse Cariello.
Renato destaca também que a macrodrenagem trará outros benefícios a população.
“O fim dos alagamentos irá valorizar significativamente os imóveis da Engenhoca e do Barreto. Além disso, após a conclusão da macrodrenagem, a região irá receber obras de reurbanização. São vários fatores que irão contribuir para melhoria da qualidade de vida da população”, pontua Cariello.