O vereador Renato Cariello presidiu na última segunda-feira (08), uma audiência pública com objetivo de fortalecer a segurança e promover a igualdade. O tema apresentado a população foi a criação da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI).
“A intolerância racial e religiosa persiste em nossa sociedade, e é nosso dever combatê-la. A criação da DECRADI é crucial para enfrentarmos crimes motivados pelo preconceito, assegurando que as vítimas sejam ouvidas e que a justiça seja efetiva”, destaca o vereador Renato Cariello.
Caso a proposta avance, a distrital teria a responsabilidade de receber, registrar e investigar denúncias relacionadas a crimes raciais e delitos de intolerância em diversas cidades, abrangendo Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, Tanguá, Maricá e Saquarema.
O vereador enfatizou que a escolha da região para implantar a distrital precisa ser estratégica, facilitando o acesso e registro de ocorrências para os moradores das cidades mencionadas. Além disso, Renato Cariello recomendará a alocação de recursos financeiros e logísticos tanto pelo município quanto pelo governo estadual para garantir a adequada instalação e funcionamento da DECRADI.
“Essa audiência pública visa contribuir significativamente para a promoção da segurança e o combate à intolerância racial em toda a região, ressaltando a importância do trabalho conjunto entre entidades municipais e estaduais”, justificou Cariello.