O prédio que abrigava o Colégio Estadual Menezes Vieira, no Barreto, em Niterói, encontra-se abandonado e, por diversas vezes, tem sido alvo de invasões por pessoas em situação de rua e usuários de drogas.
Localizado na Rua Assis de Vasconcelos, 30, o imóvel, que já foi um importante espaço de ensino na cidade, atualmente sofre com a falta de manutenção e a degradação, preocupando os moradores da região.
Em meio a esse cenário, o vereador Renato Cariello apresentou ao Poder Executivo uma indicação para que o prédio seja municipalizado e transformado em um equipamento público de educação.
De acordo com a proposta, o imóvel, por sua localização estratégica, poderia ser utilizado para abrigar novas iniciativas educacionais que beneficiariam a população do entorno.
Para evitar novas invasões, a prefeitura tomou algumas medidas emergenciais, como chumbar as entradas do colégio. O vereador Renato Cariello também solicitou ao comando 12º BPM (Niterói) o reforço do policiamento na área.
A municipalização do imóvel é vista como uma ótima solução, além de revitalizar o prédio, traria mais segurança para a comunidade local.
“O prédio já foi tão relevante para a formação de muitos jovens, e agora, abandonado, virou foco de insegurança. A municipalização permitiria transformá-lo em um centro educacional ou outro equipamento público, revitalizando a área e gerando novas oportunidades para a comunidade”, afirmou o vereador Renato Cariello.
A proposta já foi encaminhada às autoridades, que deverão avaliar sua viabilidade.