O Observatório de Segurança da Prefeitura de Niterói divulgou os dados dos indicadores estratégicos de segurança do mês de fevereiro, apurados com as delegacias do município. Os resultados mostraram que o mês de fevereiro foi o melhor na série histórica desde 2003, com redução significativa dos índices de criminalidade. Entre os fatores que contribuíram para esta redução estão os programas que o vereador Renato Cariello teve participação ativa para a implantação – Niterói Presente e o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).
“Quando estes programas foram implantados em nossa cidade, em 2016, estávamos passando por um momento delicado. Os indicadores eram altos e precisávamos dar uma resposta. Sugeri e participei ativamente na chegada do Proeis e posteriormente da implantação do Niterói Presente. Hoje estamos colhendo os frutos de um planejamento estratégico e de um investimento em segurança. Nossa luta segue adiante, precisamos construir uma cidade cada vez melhor”, observa Renato Cariello.
Outro fatos que também auxilia na redução da criminalidade é a existência do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) e a atuação da Guarda Municipal. Cariello acredita que a integração das forças de segurança é a chave de uma cidade mais segura.
“Com o CISP e a Guarda Municipal, além do Proeis, Niterói Presente, Polícia Civil e a Polícia Militar, é possível elaborar estratégias e políticas de ação pontual. Niterói tem um diferencial com o trabalho integrado das forças de segurança. Esse fator permite que os agentes possam ter mais agilidade no combate ao crime”, conclui o vereador.
Prioridade
O prefeito Axel Grael falou da importância do investimento na segurança.
“O trabalho do Observatório de Segurança e do Centro Integrado de Segurança Pública são elementos importantes para elaborar as nossas estratégias e políticas de ação. A Segurança Pública continuará sendo prioridade para a Prefeitura de Niterói, que manterá o apoio às forças de segurança através da Guarda Municipal, Cisp, Segurança Presente e Proeis”, afirma o prefeito Axel Grael.
O secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Gilson Chagas, ressaltou que os indicadores mostram que Niterói teve o melhor mês de fevereiro no que diz respeito à Segurança Pública.
“Estamos comprovando que Niterói tem um diferencial com o trabalho integrado das forças de segurança que atuam no município, com a disponibilização de ferramentas que ajudam na queda dos indicadores. A integração entre Polícia Militar, Civil, Guarda Municipal, Niterói Presente e Centro Integrado de Segurança Pública nos mostra o que é preciso fazer para reduzirmos os índices. Quando observamos que ocorreu um pequeno aumento em algum indicador, qualquer que seja, utilizamos e seguimos a mancha criminal. Com isso, cada agente de segurança, cumprindo o seu papel específico, monta sua estratégia”, avalia o secretário.
Para o secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, as reuniões do Gabinete de Gestão Integrada Municipal são essenciais para os bons indicadores de segurança em Niterói.
“Esse é um trabalho que vem sendo construído passo a passo, passando por processos importantes, e talvez o ápice desse processo, em nível estratégico, são essas reuniões do Gabinete de Gestão Integrada. Aqui, as instituições se falam, apontam os problemas e discutem os caminhos para encontrarmos as soluções para as demandas da população”, comenta.