A Câmara Municipal de Niterói concedeu o título de cidadão niteroiense a dois policiais civis – um médico legista e um perito criminal – que atuaram na investigação do caso da morte do Pastor Anderson do Carmo e uma perita criminal que participou na elucidação do caso da morte do menino Henry, que culminou com a prisão do vereador da cidade do Rio de Janeiro, Dr. Jairinho.

O vereador Renato Cariello, autor do decreto legislativo que resultou na homenagem, ressaltou a importância da valorização do trabalho da polícia científica.

“Estes profissionais são agentes principais na elucidação dos casos. São eles que norteiam as ações trazendo a tona pequenos detalhes que são, muitas vezes, imperceptíveis aos nossos olhos e imprescindíveis na investigação policial. Tenho orgulho de poder valorizar estes profissionais concedendo a mais alta honraria de nossa cidade”, disse.

Homenageados

Drª Denise Gonçalves de Moraes Rivera – Perita Criminal – Assessora Técnica Especial da Secretaria de Estado da Polícia Civil – Com mais de 30 anos de experiência, atualmente exercendo o cargo de Assessora Técnica Especial da Secretaria de Estado de Polícia Civil, graduada em medicina veterinária pela UFF, com especialização em documentoscopia. A Drª Denise atuou em diversos casos emblemáticos, entre eles o que resultou na prisão do vereador Dr. Jairinho e sua namorada, Monique Medeiros. Os dois foram detidos no dia 8 de abril pela morte do filho dela, Henry Borel, de 4 anos.

Dr. Thiago Dutra Vilar – Médico Legista – Diretor do Posto Regional de Polícia Técnico-Científica (PRPTC) de Niterói – Dr. Thiago Dutra possui graduação em medicina e medicina veterinária com especialização em Hematologia e Imuno-hematologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestrado em Clínica e Cirurgia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é membro do conselho clínico técnico da Editora Troféu, consultor científico da Editora Ser, perito médico da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), professor colaborador da Universidade Federal Fluminense (UFF), professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor tutor EAD da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP); perito médico legista da Superintendência de Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo (SPTC-SP) e perito legista médico da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ). Hodiernamente é diretor do Posto Regional de Polícia Técnico Científica de Niterói (PRPTC-Niterói). Dr. Thiago foi um dos 97 agentes que participou da investigação do caso Flordelis.

Dr. Thiago de Azevedo Hermida – Perito Criminal – Coordenador Regional de Polícia Técnico-Científica do Leste Fluminense (CRPTC-LF) – Perito Criminal da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro com atuação marcante em casos de homicídios de grande repercussão, graduado em Medicina Veterinária pela UFF e Professor de Criminalística e Medicina Legal. Atualmente, Coordenador Regional de Polícia Técnico-Científica do Leste Fluminense. Dr Hermida também faz parte da equipe que atuou no caso Flordelis.