Servidoras que trabalham na Sala Lilás receberam capacitação em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A capacitação faz parte de um pacote de ações de inclusão para melhorar o acesso aos serviços para mulheres com necessidades especiais. Além disso, o espaço recebeu brinquedos doados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Niterói, para ações realizadas com crianças que são direta ou indiretamente afetadas pela violência doméstica.
“Ações como estas são de grande importância. Para se ter uma ideia, em 2020, 73 mil mulheres sofreram algum tipo de violência no estado do Rio de Janeiro, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). O número representa uma média de 251 vítimas por dia. A capacitação de nossas agentes no curso de Libras é fundamental para que possamos dar condições a todas as mulheres vítimas de violência a um acolhimento mais adequado”, disse o vereador e vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Niterói, Renato Cariello.
A capacitação foi realizada pela Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), em parceria com a Secretaria Municipal de Acessibilidade. O workshop de Libras foi ministrado pelas intérpretes Drielle Hipólito e Janete Flores, com a participação da diretora geral da Secretaria de Acessibilidade, Carol Basílio.
Já a doação de brinquedos foi feita pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Niterói, através da equipe da Comissão de Assistência às Vítimas de Violência Doméstica. Os brinquedos serão utilizados no primeiro contato com as crianças na brinquedoteca, onde elas conversam com a profissional que instrui sobre o procedimento que será realizado.
“As capacitações enriquecem cada vez mais o nosso trabalho e estamos muito satisfeitos com os avanços conquistados. Além disso, também estamos muito felizes e gratas com as doações dos brinquedos feitas pela OAB Niterói. Essa ação firma os laços com a nossa coordenadoria e contribuirá para o atendimento das crianças”, afirmou Fernanda Sixel, coordenadora da Codim.
Saiba mais
A Sala Lilás foi inaugurada em agosto do ano passado e recebe mulheres e crianças que foram vítimas de violência física ou sexual, bem como qualquer outro tipo de abuso, e que passaram pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). O local é equipado para realizar exames periciais e possui uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiras, assistente social e psicóloga, capacitada para acolher e promover um atendimento especializado e o acompanhamento de meninas e mulheres durante a realização dos exames.