As polícias Militar e Civil seguem atuando firme contra a criminalidade em nosso Estado. Os novos indicadores divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) mostra uma redução de casos de homicídios e aumento na apreensão de armas e drogas.
Em junho, 552 armas foram apreendidas em todo o estado, sendo 26 fuzis. Nos seis primeiros meses do ano, 3.688 armas foram confiscadas, 216 delas, fuzis. Isso significa que, em média, mais de um fuzil foi apreendido por dia em 2021 no estado.
Os registros de apreensão de drogas tiveram um salto de 25% em junho deste ano (1.872) na comparação com o mesmo mês de 2020 (1.502). Confrontando o primeiro semestre dos dois anos, houve aumento de 17% nas apreensões de drogas no estado realizadas pelas polícias Militar e Civil.
Já os casos de homicídios dolosos caíram 11% em junho deste ano na comparação com o mesmo mês de 2020. O indicador crimes violentos letais intencionais, que agrega homicídios dolosos, lesão corporal seguida de morte e latrocínio, teve queda de 9% em junho e de 8% no primeiro semestre deste ano na comparação com 2020. Os dados são os mais baixos para o indicador desde 1999 tanto para o acumulado quanto para junho.
Para Renato Cariello, a ampliação de programas de segurança pública que são referencia em outras cidades deve ser ampliado para todo Estado.
“Essa redução reforça nosso compromisso de lutar por políticas de segurança que tragam mais tranquilidade à população. O aumento de apreensões de armas e drogas e a queda em diversos indicadores mostram que a presença policial inibe o crime organizado. Precisamos ampliar para todo Estado os projetos de segurança que já apresentam resultados em outras cidades”.