A cidade de Niterói está pleiteando a implantação de um Sistema de Verificação de Óbitos (SVO). A iniciativa está ligada diretamente a adoção de políticas públicas mais assertivas voltadas para área da saúde, visto que, o Rio de Janeiro é o estado com mais casos de mortes indeterminadas.

De acordo com o vereador Renato Cariello, membro da comissão de Saúde da Câmara Municipal de Niterói, um dos grandes problemas enfrentados pelo sistema de saúde é a implantação de medidas pontuais no enfrentamento a doenças. Com o SVO a cidade teria um controle maior na identificação da causa morte, o que auxiliaria a secretaria de Saúde na implantação de ações mais pontuais e combate as doenças que por ventura estejam se proliferando na cidade.

“A pauta é de grande relevância, visto que, o Rio de Janeiro é o estado com mais casos de mortes indeterminadas e a instalação do SVO reduziria estes números. O sistema de verificação contribuirá na implementação de políticas públicas mais assertivas na área de saúde, já que teremos a identificação correta dos óbitos e com isso poderemos agir em causas como avanços de determinadas doenças”.

A instalação do SVO é uma demanda do Departamento Geral de Polícia Técnico-Científica, do Barreto.  O tema foi discutido na última terça-feira (10) e contou com a presença dos vereadores Renato Cariello e Daniel Marques, do secretário de Saúde Rodrigo Oliveira, do diretor do PRPTC Thiago Villar, da Sub-secretária de perícia Denise Rivera, do coordenador regional Thiago Hermida e da assessora Danielle Cavalcante.