Estudos mostram que aproximadamente 40% das pessoas recuperadas da Covid-19 podem apresentar algum tipo de sequela da doença. Pensando nisso, a Prefeitura de Niterói inaugurou o Centro de Reabilitação Pós-Covid-19 no Hospital Municipal Oceânico, referência no tratamento de pacientes com Covid-19.

A nova área do Oceânico é voltada para o atendimento de pessoas que contraíram a Covid-19, se recuperaram e apresentaram sintomas como fadiga, cansaço, dor crônica, fraqueza muscular, limitação respiratória, perda de olfato e paladar após a alta. O Centro de Reabilitação funcionará no térreo do hospital em uma área isolada do restante da unidade que atende pacientes com Covid-19.

Para o vereador Renato Cariello, membro da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Niterói, ressalta a importância do tratamento pós-doença é essencial para o retorno dos pacientes a sua rotina normal.

“Um levantamento apontou que cerca de 40% das pessoas que contraíram a doença apresentam algum tipo de sequela em graus diferentes e precisam de algum tipo de reabilitação. O centro, um dos primeiros a serem inaugurados no Estado, atenderá essa demanda”, disse Cariello.

De acordo com Gisela Motta, diretora geral do Hospital Oceânico, inúmeros pacientes já passaram por um processo inicial de reabilitação enquanto estavam internados.

“A recuperação da Covid-19 vai além da alta hospitalar muitas vezes. Vários pacientes, principalmente os que tiveram complicações e permaneceram internados por longos períodos, voltam para casa com sequelas que impactam sua saúde. Indo nesta direção, o Centro de Reabilitação Pós-Covid vem para atender esta demanda crescente”, esclareceu.

O prefeito Axel Grael disse que o Centro de Reabilitação é mais um esforço da Prefeitura de Niterói na recuperação total dos pacientes que tiveram Covid-19.

“É um orgulho para gente esse trabalho pioneiro de recuperação dessas pessoas que, em função da Covid-19, ficaram com sequelas e dificuldades para voltar a suas rotinas. Aqui, elas poderão dar sequência ao seu tratamento para se recuperarem plenamente”, disse o prefeito.

Como será o funcionamento?

Após o levantamento e a triagem realizada pelas equipes de saúde, o paciente será encaminhado à primeira consulta no Hospital Municipal Oceânico de Niterói. A capacidade será de 48 atendimentos individualizados por dia, realizados por profissionais da saúde de diversas áreas (fisioterapia, fonoaudiologia, médica, enfermagem, nutrição, psicologia) que se dividem para atender a demanda de cada paciente.

Na reabilitação, o paciente será classificado em uma escala de 0 a 4, sendo prioridade atender os casos mais graves (3 e 4) individualmente. Pacientes entre 1 e 2 serão atendidos coletivamente, em ações de grupo. Somando aos atendimentos individualizados, o Centro de Reabilitação poderá atender mais de 70 pessoas por dia.

 

Foto: Pedro Conforte