O prefeito Axel Grael enviará a Câmara de Vereadores uma mensagem para que Niterói passe a contar com mil guardas municipais, o limite máximo permitido pela Constituição para um município com o tamanho do nosso. A expectativa é que os agentes possam ser nomeados em 2022.
Apesar de ser uma atribuição do Governo do Estado, Segurança Pública é uma prioridade para a cidade. Desde 2013, quando começou o governo Rodrigo Neves, a Guarda Municipal vem sendo valorizada. Foram realizados dois concursos que ampliaram o efetivo de 300 para 714 agentes.
Além disso, foi estabelecido o Regime Adicional de Serviço (RAS) para o guarda trabalhar voluntariamente em seu horário de folga, investimento em cursos de capacitação, além da construção da Cidade da Ordem Pública, com instalações melhores para a corporação.
O reforço da guarda com a ampliação do efetivo foi um compromisso que o prefeito Axel Grael assumiu durante o processo eleitoral.
“Acompanhamos os questionamentos sobre o efetivo da guarda e essa mensagem chega em um momento muito bom. Assim que chegar à Câmara vamos votar e aprovar pois entendemos que se faz muito importante esta convocação, ainda mais importante neste momento em que a Prefeitura de Niterói foi impedida pelo Governo do Estado de atuar com o Niterói Presente, programa importantíssimo para nossa estratégia”, disse o vereador Renato Cariello.
A ação da guarda contribuiu para resultados expressivos em nossa cidade:
A atuação da Guarda Municipal foi fundamental para redução de diversos indicadores de criminalidade em nossa cidade.
Segundo levantamento divulgado pela prefeitura, no crime de roubos de rua um comparativo referente ao mês de agosto entre 2018 e 2021, foram 394 roubos de rua em agosto de 2018, contra 102 em agosto de 2021, o que corresponde a uma queda de 74% no período.
Quando o indicador é roubo de veículos foram 157 em agosto de 2018, caindo para 31 em agosto de 2021, uma redução de 80%.
Outro indicador é letalidade violenta os dados apresentam queda de 48% entre agosto de 2018 e o mesmo mês de 2021.