Mais de 100 mil moradores de Niterói já estão com o esquema vacinal completo contra a Covid-19: duas doses da CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca ou uma dose da Janssen – o que representa um quinto da população total da cidade.
Para o vereador Renato Cariello, o resultado é fruto de um planejamento estratégico. O vereador, que também é membro da Comissão de Saúde da Câmara de Niterói, ressalta que apesar do número expressivo é preciso continuar com os protocolos definidos pela secretaria de Saúde.
“Temos uma marca expressiva. É sem dúvida um momento de comemoração, mas com moderação. Precisamos seguir com os protocolos, não podemos baixar a guarda. Estamos avançando e em breve voltaremos a vida normal”, disse Cariello.
Ainda de acordo com a Prefeitura, 289.864 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina, o que representa mais de 70% do público apto (acima de 18 anos). Com as duas doses, 56,24% da população total da cidade, estimada em 515.317 habitantes pelo IBGE, já se vacinaram.
Esquema vacinal
Para os vacinados com a CoronaVac, a segunda dose é aplicada com intervalo de 28 dias. Já os que receberam a AstraZeneca ou Pfizer devem retornar à unidade de saúde em até três meses após a administração da primeira dose. A Janssen é dose única. A segunda dose segue sendo aplicada apenas nas pessoas que receberam a primeira dose em postos de vacinação de Niterói, nas datas anotadas nas cadernetas de vacinação.
A vacinação acontece nos 11 pontos de vacinação distribuídos pelo município, com entrada liberada das 8h às 16h e aplicação das vacinas até 17h. No Campo de São Bento, a imunização vai até as 16h.